Oferecer às crianças e jovens uma educação que os leve a desenvolver competências necessárias para aprender, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Esse é o grande desafio da atualidade: preparar os jovens não apenas para o aprendizado dos conteúdos curriculares, mas também a serem pessoas colaborativas, com pensamento crítico e preparadas para resolver problemas, distanciando-se da mera reprodução sem reflexão.

O investimento no desenvolvimento de aspectos socioemocionais – compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva – tem se mostrado um caminho eficaz para alavancar a aprendizagem.

Pesquisas realizadas em diversas áreas do conhecimento – como educação, psicologia, neurociências e economia – revelam que o desempenho cognitivo dos alunos é beneficiado quando as competências socioemocionais são desenvolvidas de forma intencional. Mostram, também, que alunos com maior inteligência emocional apresentam mais facilidade em aprender os conteúdos escolares.

Estudantes mais organizados, focados e confiantes aprendem mais, da mesma maneira que alunos mais persistentes e resilientes tendem a se comprometer com objetivos de longo prazo e a lidar melhor com frustrações e conflitos.

O programa educacional Escola da Inteligência tem esse objetivo: desenvolver a educação socioemocional dos estudantes por meio da educação das emoções e da inteligência. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, do psiquiatra e pesquisador Augusto Cury, a metodologia promove a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico.

O Programa Escola da Inteligência abrange a Educação Infantil a partir dos quatro anos de idade, Ensino Fundamental do 1.º ao 9.º ano, Ensino Médio do 1.º ao 3.º ano e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nas aulas, são utilizados materiais impressos, recursos multimídia, dinâmicas e atividades pedagógicas.

A educação da emoção promovida pela Escola da Inteligência fará do seu filho uma pessoa melhor, mais feliz, equilibrada, solidária e bem-sucedida. Saiba mais no site escoladainteligencia.com.br e peça para o colégio do seu filho adotar essa metodologia, que tem resultados comprovados em mais de 450 escolas em todo o Brasil.

Conteúdo originalmente publicado no Blog da Escola da Inteligência